“(...) por que choras?”
- Leonardo&Suzanne
- 3 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
“(...) por que choras?” (Evangelho de João 20:13 – Tradução: ACF)
A Palavra de DEUS muito nos ensina sobre acreditar naquilo que o SENHOR fala e a lembrar de SUAS promessas no dia mal.
Na verdade, o que achamos ser um dia mal, um dia de choro, pode ser sim um tempo de grandes alegrias e vitórias.
Foi assim com Maria Madalena.
No terceiro dia após a morte do SENHOR, quando Maria Madalena estava do lado de fora do sepulcro vazio, dois anjos perguntaram porquê ela estava chorando.
Ela explica que sua tristeza é porque, achava ela, o corpo de JESUS havia sido levado
Nesse momento, JESUS aparece e pergunta a Maria: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando”.
Porém, Maria inicialmente não O reconhece e insiste na questão: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei".
Apenas quando o SENHOR a chama pelo nome ela finalmente reconhece que estava diante de JESUS ressuscitado (Evangelho de João 20:13-16 – Tradução: NVI), o REI DOS REIS e o SENHOR DOS SENHORES (Apocalipse 19:26).
Por vezes, ficamos como Maria Madalena. Estamos diante da nossa vitória, mas não conseguimos reconhecer a benção que o SENHOR está entregando nas nossas mãos. Aí só sabemos expor nossas tristezas, nossas angústias. Também, por vezes murmuramos, acusamos, blasfemamos, nos revoltamos com as pessoas e até mesmo com DEUS.
Talvez possa se argumentar que Maria Madalena não reconheceu JESUS em razão da existência de um motivo especial. De fato, isso é possível, pois após a ressurreição ocorreram outras situações em que os discípulos não souberam – ao menos em um primeiro momento – que a Pessoa que se apresentava era o próprio JESUS ressurreto (Evangelho Mateus 28:17; Lucas 24: 16 e 37; João 21:4). ELE “talvez tivesse uma aparência diferente, ou pode ter deliberadamente impedido o reconhecimento”[1].
Todavia, seja qual for o motivo, permanece a verdade que Maria Madalena estava diante de seu MESTRE que acabara de triunfar sobre a morte e não se deu conta da presença DELE.
Por isso, é importante pedirmos a DEUS percepção espiritual para que possamos enxergar as coisas como de fato elas são, compreendendo, se preciso for, mais do que os nossos sentidos naturais e o nosso intelecto nos permitem saber.
DEUS age em nosso favor.
Devemos agradecer pelo que já temos. Essas bençãos podem ser: comunhão com DEUS; família; amigos; saúde; trabalho; comida no prato etc.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.
(Salmos 103:2 – Tradução: ACF)
Também devemos saber que o SENHOR age mesmo quando não vemos ou percebemos. Na verdade, DEUS se antecipa em agir a nosso favor mesmo antes que O busquemos verdadeiramente.
“(...) Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8 – Tradução: NVI).
“Nós o amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19 – Tradução: ACF)
Que o SENHOR nos dê percepção espiritual para percebermos o agir de DEUS em nosso favor e isso nos leve à gratidão, ao conforto e à paz com JESUS!

[1] Comentários ao Evangelho de João 20:14. Em Bíblia de Estudo NVI. Organizador geral: Kenneth Barker. São Paulo: Editora Vida, 2003, p. 1835.