JESUS, O conselheiro
- Leonardo&Suzanne
- 5 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
(Isaías 9:6 – Tradução: NVI)
A passagem acima é uma profecia a respeito de CRISTO dada por DEUS a Isaías séculos antes da vinda JESUS, o CRISTO. Nela JESUS é chamando, dentre outros adjetivos, de Maravilhoso Conselheiro.
Como Maravilhoso Conselheiro, JESUS é nosso líder, guia e orientador.
Falando um pouco apenas sobre o aspecto da orientação, JESUS se notabilizou por dar ótimos conselhos, os quais, na verdade, são mandamentos para que vivamos uma vida verdadeiramente cristã.
As palavras de CRISTO têm autoridade, pois ELE é o próprio DEUS, a Palavra criadora, o Caminho, a Verdade e a Vida.
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.
(...)
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
(...)
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. (João 1:1-5 e 14; 14:6 – Tradução: NVI)
“Maravilhoso conselheiro (...), provavelmente, se trate de um nome que expressa sua habilidade como guia e líder político.” JESUS “(...) é a Palavra viva, a fonte infalível de orientação, a sabedoria inesgotável, a Verdade e o Caminho”[1].
Dentre muitos dos conselhos de JESUS, ELE nos ensinou a sermos:
- misericordiosos (Mateus 5:7);
- pacificadores (Mateus 5:9);
- amorosos para com todos, mesmo os inimigos (Mateus 5:43-48);
- perdoadores (Mateus 6:12 e 14-15; 18:20-35) – sempre (Mateus 18:21-35);
- servos das demais pessoas (Mateus 20:25-28).
Como aos cristãos compete seguir os exemplos de CRISTO, devemos ser fontes de conselhos alicerçados na Palavra do SENHOR, os quais devem ser utilizados de acordo com a essência do caráter de CRISTO, com a obra salvadora DELE e com os princípios estabelecidos por JESUS.
Logo, ao aconselharmos, devemos lembrar, por exemplo, que JESUS veio nos trazer:
- Salvação (João 3:16; Lucas 24:46-47; 1 Pedro 3:18) e não condenação. O SENHOR quer que salvar a todos nós (1 Timóteo 2:5-6). Portanto, devemos ajudar as pessoas a encontrar o caminho da salvação. Mesmo sabendo que muito não seguirão o Caminho, as pessoas merecem a oportunidade de conhecer esse Caminho;
- Amor incomparável vindo de DEUS (João 3:16) e não ódio. Aliás, CRISTO sempre nos dá esse amor e ordena aos que O seguem que amem uns aos outros como ELE nos ama (João 13:34-35);
- Compaixão e Misericórdia (Mateus 8:1-3; Lucas 10:35-37) e não indiferença;
- Vida em abundância (João 10:10) e não morte;
- Paz (João 14:27) e não aflição.
Nesse ponto, não é demais lembrarmos que evangelizar, pregar ou pastorear implicam em orientar e aconselhar as pessoas.
Que possamos seguir os conselhos de CRISTO e, à luz desses conselhos, nos tornarmos bons conselheiros em nossas Igrejas e na nossa sociedade!

[1] Comentários ao Livro de Isaías 9:6-7. Em Bíblia de Estudo Plenitude. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2001, p. 671.