top of page

FÉ – PARTE 1: A FÉ QUE MOVE MONTANHAS

  • Leonardo&Suzanne
  • 26 de set. de 2022
  • 3 min de leitura
“(...) Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: ‘Saia daqui e vá para lá’, e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa!”
(Evangelho de Mateus 17:20 – Tradução: NTLH)

A fé é fundamental para o cristão.


“Quando cremos que Deus cumprirá suas promessas, mesmo que ainda não as vejamos se materializando, demonstramos a verdadeira fé (...).”[1]

Muitas vezes queremos acreditar que DEUS opera quando nossa fé é extraordinariamente grande.


Todavia, essa crença não tem respaldo bíblico. Ao contrário, JESUS nos ensina que DEUS opera de forma extraordinária se tivermos uma fé do tamanho de uma semente de mostarda.


A semente de um grão de mostarda é muito pequena, medindo de 1 a 2 milímetros (0,1 a 0,2 centímetros).


A referência à semente de mostarda nos comunica que “até mesmo uma fé pequena ou pouco desenvolvida”[2] é capaz de possibilitar o agir do SENHOR. Mesmo a fé que parece ser “pequena ou fraca para nós ainda pode realizar o humanamente impossível”[3].


O que é relevante, portanto, é mais a qualidade do a quantidade de fé.[4]


Logo, a questão não é o tamanho da fé, mas a existência de uma fé genuína / verdadeira.


A parte que nos compete é ter fé. Tendo fé, podemos obter em DEUS grandes conquistas, bem como ultrapassarmos grandes obstáculos quando o que buscamos e cremos está de acordo com a vontade DELE.


Nesse ponto, importante ressaltar que DEUS não concederá tudo o que pedimos apenas pelo fato de crermos, já que o SENHOR concede os pedidos que estão de acordo com a vontade DELE (1 João 5:14-15).


Por outro lado, não há limites ou impedimentos ao querer de DEUS. Logo, tudo que está de acordo com a vontade do SENHOR pode ser alcançado, pois o poder de JESUS é ilimitado.

(...) Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
(Mateus 28:18-20. Tradução: NVI)
--

“É o poder de Deus, somado à nossa fé, que move montanhas”[5]

JESUS afirma que “aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.” (Evangelho de João 14:12).


A fé do tamanho de uma semente de mostarda pode mover um monte. O monte é “(...) uma figura para um obstáculo, impedimento ou problema humanamente insuperável”[6]. Contudo, nenhum desses problemas, obviamente, é impossível para o DEUS TODO PODEROSO.


Portanto, é esse agir de DEUS que não pode ser contido por nada, nem ninguém que torna possível se transpor as dificuldades e impedimentos pelos quais passamos.


“Se você estiver enfrentando um problema que pareça tão grande e inabalável como uma montanha, tire seus olhos da montanha e olhe para Cristo em busca de mais fé. Só então você será capaz de superar os obstáculos que podem estar em seu caminho.”[7]


Que DEUS nos ajude a ter uma fé genuína!


[1]Comentário ao livro de Hebreus 11:1. Em Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Tradução: Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1801. [2]Comentário ao Evangelho de Mateus 17:17-20. Em Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Tradução: Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1386. [3]Comentários ao Evangelho de Mateus 17:20. Em Bíblia de Estudo Plenitude. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2001, p. 973. [4]Comentário ao Evangelho de Mateus 17:20. Em Bíblia de Estudo NVI. Organizador geral: Kenneth Barker. São Paulo: Editora Vida, 2003, p. 1646. [5]Comentário ao Evangelho de Mateus 17:17-20. Em Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Tradução: Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1386. [6]Comentários ao Evangelho de Mateus 17:20. Em Bíblia de Estudo Plenitude. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2001, p. 973. (destaque do texto original) [7]Comentário ao Evangelho de Mateus 17:17. Em Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Tradução: Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1386.

Comments


bottom of page