top of page

ENTREGAR E AGRADECER

  • Leonardo&Suzanne
  • 6 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de ago. de 2022

Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá

(Bíblia Sagrada, Salmos 37:5. Tradução Nova Versão Internacional)


A gratidão a DEUS deve ser uma atitude permanente daquele que busca viver em CRISTO. O Apóstolo Paulo ensinou: “(...) sejam agradecidos (Colossenses 3:16).


Entregar nosso destino nas mãos do SENHOR também é necessário para vivermos o que ELE tem para nós.

“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.”

(Salmo 37:5-9)


Aliás, a ingratidão desagrada a DEUS.

A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia. Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: ‘Jesus, Mestre, tem piedade de nós!’ Ao vê-los, ele disse: ‘Vão mostrar-se aos sacerdotes’. Enquanto eles iam, foram purificados. Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: ‘Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?’ Então ele lhe disse: ‘Levante-se e vá; a sua fé o salvou’."

(Lucas 17:11-19)


Jacó teve na gratidão e na entrega de seu destino nas mãos de DEUS duas de suas principais características. Não por acaso, ele, que já havia sido capaz de passar para traz o seu irmão gêmeo, bem como o pai de ambos, teve seu caráter aperfeiçoado.


Em Gênesis 35:1, Jacó, que teve o nome alterado por DEUS para Israel (Gênesis 32:28 e 35:10), foi convocado pelo SENHOR a se mudar para Betel – lugar onde DEUS anteriormente se manifestou a Israel – e edificar um altar para DEUS lá.

Portanto, DEUS o convocou a ser grato, manifestando tal gratidão em atitudes – se mudando e edificando um altar.


Nesse ponto, importante observar que em momento anterior, Diná, filha de Jacó, havia sido estuprada pelo filho do governador de Siquém. Assim, os irmãos dela Simeão e Levi mataram os homens da cidade e os demais irmãos saquearam tudo. Portanto, como Jacó já havia alertado, tal atitude absurdamente vingativa havia atraído o ódio dos povos ao redor contra Israel.


Logo, deslocar-se nessas circunstâncias era algo muito perigoso, pois havia um grande risco de que os povos ao redor perseguissem a família de Jacó, buscando vingança contra os filhos de Israel – o que poderia fazer toda a família sofrer consequências terríveis e até mesmo perecer. Além disso, era um grande exercício de entrega e de confiança no SENHOR ser obediente e fiel a DEUS após ter uma filha vítima de tão grande violência.

Por outro lado, havia um chamado expresso do SENHOR.


Assim, para atender ao chamado de DEUS, Israel teria que ter absoluta ENTREGA a DEUS e CONFIANÇA no ALTÍSSIMO.


E Israel confiou.


Essa confiança foi recompensada: DEUS abençoa o caminho para Betel, aterrorizando as cidades ao redor para assim impedir que Jacó e sua família fossem perseguidos.


Por fim, importante registrar que DEUS não apenas abençoou o caminho. Havia uma benção especial no final da jornada.


No caso, DEUS se manifestou a Jacó – uma benção extraordinária –, o abençoou e prometeu grandiosas bênçãos a ele e a descendência dele (Gênesis 35: 9 e 10).


Em suma, DEUS busca pessoas que tenham um coração grato e que confiem nele.


Gratidão se manifesta por intermédios de atitudes. Temos que ter compromisso para com o SENHOR, nos aliançar a ELE.


E para estabelecermos essa aliança, devemos nos entregar completamente a DEUS, colocando nosso destino nas mãos do SENHOR.


As bênçãos estão nessa jornada de gratidão e confiança. Ao fazermos essa jornada, descobriremos que ela é o caminho para nossa plena comunhão com DEUS.


Que cada um de nós ande com gratidão a DEUS e confiança em JESUS CRITO!



Comments


bottom of page