Empatia à luz da Palavra de DEUS
- Leonardo&Suzanne
- 7 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Jesus chorou. (Evangelho João 11:35 – Tradução: NVI)
A passagem acima aconteceu pouco antes de JESUS ressuscitar Lázaro, amigo DELE que estava morto há 4 (quatro) dias.
Na ocasião, as irmãs de Lázaro, Marta e Maria, estavam sofrendo pela morte do irmão junto com outras pessoas.
“Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. ‘Onde o colocaram?’, perguntou ele. ‘Vem e vê, Senhor’, responderam eles. Jesus chorou.” (João 11:1-44).
JESUS realizou um milagre extremamente impactante, mas, antes disso, ELE se preocupou em estar junto com os que estavam sofrendo e sofreu junto com essas pessoas.
JESUS se importa. ELE nos abençoa justamente porque nos ama e se importa conosco.
DEUS nos ama tanto que veio a esse mundo para construir um projeto de redenção para humanidade (João 3:16). JESUS recebeu o castigo que estava reservado a humanidade, colocando-se literalmente no nosso lugar.
Porém, por DEUS ser santo e nós não, TODO-PODEROSO e nós não, por vezes tentamos colocar DEUS distante, afastado, como se ELE não fosse compreensivo. Felizmente, a Bíblia apresenta o nosso DEUS de forma complemente diferente disso.
De fato, nosso DEUS TRIUNO – PAI, FILHO (JESUS) e ESPÍRITO SANTO – é INFINITAMENTE PODEROSO, SUPREMO (Mateus 28:18).
Porém, o SENHOR quer ter um relacionamento pessoal conosco; JESUS quer que estejamos sempre com ELE (João 17:3 e 24). DEUS criou o ser humano para estabelecer essa comunhão e JESUS se entregou na cruz para restabelecer essa comunhão.
JESUS é nosso amigo (Evangelho de João 15:13-15).
Quando trazemos isso para nosso dia a dia, podemos pontuar que JESUS sofre e chora quando sofremos e choramos.
ELE “(...) se preocupa conosco o suficiente, para chorar conosco, em nossa tristeza.”[1]
Além disso, “(...) o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus.” (Romanos 8: 26-28).
Portanto, “mesmo quando você não sabe quais são as palavras corretas a empregar nas suas orações, o Espírito Santo ora com você e por você, e Deus responde. Com Deus lhe ajudando a orar, você não precisa temer comparecer diante dele. Peça que o Espírito Santos interceda por você ‘conforme a vontade de Deus’.”[2]
Portanto, DEUS é empático.
JESUS quando assumiu a forma humana, sofreu como sofremos; foi tentado como somos tentados (Mateus 4:1-11)... e o SENHOR continua próximo a nós, sentido a nossa dor; sofrendo junto conosco; sofrendo com as injustiças existentes nessa terra, mas também agindo em nosso favor.
O exemplo de empatia dado por JESUS não é apenas para ser admirado. É para ser seguido.
A Bíblia nos ensina:
- a nos alegramos com os que se alegram e a choramos “(...) com os que choram” (Romanos 12:15 – Tradução: NVI);
- a sermos misericordiosos (Mateus 5:7); a amarmos ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39);
- a perdoar como CRISTO nos perdoou (Colossenses 3:13).
Que possamos ter empatia e compaixão com as demais pessoas e que esse sentimento possa nos levar a agir de forma prática em favor das pessoas, em nome de JESUS!

[1] Comentário ao Evangelho de João 11:36-37. Em Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Tradução: Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1422. [2]Comentário ao livro de Romanos 8:26-27. Em Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Tradução: Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1678.
Comentarios